Bebê nasce dentro de carro e pai ajuda a desenrolar cordão umbilical do pescoço do filho: 'Muito nervoso'
20/11/2024
Mãe estava em horário de almoço quando começou a sentir contrações. O caso ocorreu em Peruíbe (SP). Equipe do GBMar de Peruíbe auxiliou no nascimento de Heitor Matheus
Divulgação/GBMAr
Um bebê nasceu dentro de um carro em Peruíbe, no litoral de São Paulo. A mãe estava em um quiosque da praia quando começou a sentir fortes contrações e chamou um transporte por aplicativo com destino à maternidade. No caminho, porém, a bolsa rompeu e o pequeno Heitor Matheus nasceu.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Com o nascimento do bebê, a rota foi recalculada para a estação do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), onde os agentes auxiliaram no parto realizando os primeiros procedimentos na criança, como aspiração nasal para retirada do líquido amniótico e corte do cordão umbilical.
Ao g1, o pai do bebê Paulo Felipe Alves Nunes contou que trabalha como garçom em um quiosque na Praia Oásis e a esposa Camila da Silva Passos é cozinheira em outro restaurante. De acordo com ele, ambos estavam de plantão no domingo (17), mas a mulher tinha ido almoçar no quiosque.
“Ela chegou para cumprir o horário de almoço e, depois, iria voltar a trabalhar, só que começou a ter contrações”, relembrou Paulo, que esteve com a esposa durante o trajeto ao GBMar, que fica a aproximadamente três quilômetros do quiosque onde ela almoçava.
Segundo Paulo, a esposa foi deitada no banco de trás enquanto ele embarcou no banco passageiro do carro, mas após aproximadamente um quilômetro de trajeto, Camila avisou que o filho estava nascendo.
“Eu abaixei a calça dela e já vi a cabeça do bebê saindo. Coloquei a mão embaixo e fui segurando, fui falando para ela fazer força e segurando ele [bebê], só que teve um momento que eu percebi que o cordão umbilical estava enrolado no pescoço”, disse Paulo, que desenrolou o cordão e viu a esposa dar à luz ao primeiro filho do casal.
Equipe do GBMar ajudou no parto de Heitor Matheus em Peruíbe (SP)
Divulgação/GBMar
Minutos depois, o carro chegou até a estação do GBMar, na Avenida Governador Mário Covas. “Todo o pessoal lá foi muito receptivo, tratou minha esposa e meu filho super bem. Eles conseguiram me acalmar, porque eu estava muito nervoso. Eu falo que foi Deus que pôs a mão ali e orientou, porque eu não tenho experiência nenhuma”, afirmou o garçom.
GBMar
Ao g1, o sargento Edson Ferreira de Souza contou que trabalha há 19 anos na corporação, mas nunca tinha passado por experiência parecida. Ele estava com outros três companheiros no fim do expediente quando receberam a família.
Segundo o bombeiro marítimo, Heitor estava roxo e, por isso, foi colocado no mesmo nível da placenta da mãe. A equipe do GBMar também cortou o cordão umbilical do bebê e, por fim, aqueceu o recém-nascido.
Heitor é o primeiro filho do casal Camila e Paulo
Arquivo Pessoal
“Outro procedimento muito importante realizado foi a aspiração nasal para retirar o líquido amniótico para o bebê poder respirar”, explicou.
Além disso, os profissionais prestaram apoio físico e psicológico para a mãe, enquanto acalmavam o pai. “Foi um sentimento muito bom, um sentimento muito gratificante de poder estar ajudando o próximo, de poder estar levando o conforto no momento de desespero do pai", disse o sargento do GBMar.
Sargento Edson, do GBMar, auxiliou no parto em Peruíbe (SP)
Divulgação/GBMar
De acordo com Edson, manter a calma é essencial em momentos de urgência, mas foi inevitável não pensar nas próprias filhas. “Nos momentos de ocorrência, nos momentos que envolve crianças, sempre penso nelas. Isso me dá muita tranquilidade e serenidade para eu ter a melhor escolha e fazer o melhor procedimento”.
Hospital
Heitor Matheus nasceu no dia 17 de novembro, em Peruíbe (SP)
Arquivo Pessoal
Após os primeiros atendimentos do GBMar, a família foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Peruíbe e, posteriormente, transferida para o Hospital Regional de Itanhaém, cidade vizinha.
A família segue em observação na unidade. "Bebê super saudável, super grande e crescendo", descreveu Paulo.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos