Vídeo mostra cadela correndo atrás de carro no litoral de SP
15/04/2025
(Foto: Reprodução) Cena foi filmada por um motorista que ficou revoltado com a situação em Santos (SP). A Polícia Civil apurou concluiu que o animal não foi abandonado. Cachorro corre desesperado atrás de carro em avenida no litoral de SP
Uma cadela foi filmada correndo atrás de um carro em uma avenida de Santos, no litoral de São Paulo. As imagens, obtidas pelo g1 nesta terça-feira (15), foram feitas por um motorista que ficou revoltado com o suposto abandono. Não há informações sobre o paradeiro do animal.
Atualização: A Polícia Civil de Santos concluiu que a cadela filmado correndo atrás de um carro em uma avenida não foi abandonada pelo motorista do veículo. Segundo a corporação, o homem contou que o animal vive em situação de rua, mas invade e segue o carro constantemente.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com o autor do vídeo, Luiz dos Santos, o abandono aconteceu em um semáforo da Avenida Francisco Manoel, no bairro Jabaquara. A testemunha estava atrás do carro do suposto tutor e se surpreendeu com a cena.
“Presenciei a porta de trás abrindo e o cachorro descendo. Achei que alguém fosse descer com ele, normal. Mas o cachorro desceu e fecharam a porta", lamentou. "O bichinho tentava pular a janela, arranhava a porta. O animal sabe a situação que está acontecendo, ele entende. Foi uma cena bem triste".
Cadela foi filmado correndo atrás de carro em Santos (SP)
Arquivo pessoal
Santos disse que tentou chamar o motorista, mas não teve retorno. Ele acompanhou o veículo que virou à direita e entrou na Avenida Dr. Waldermar Leão, onde as imagens foram feitas.
No vídeo, é possível ver o cão aguardando o segundo semáforo abrir ao lado do veículo do tutor. O animal não conseguiu alcançar o automóvel e ficou perdido em meio ao tráfego.
O autor das imagens disse ter acompanhado o cão com o pisca-alerta ligado. “Meu instinto foi de proteger o animal [...]. Tinha momentos que o cachorro ia para o outro lado da pista e eu meio que fechava os carros. Até arrisquei baterem no meu carro”, relatou.
Já no Centro de Santos, o homem perdeu o animal de vista. “Não teria como eu descer do carro para pegar o cachorro porque ele corria desesperado atrás do carro, até que ficou bem longe e ele correu para qualquer lugar, na esperança de encontrar [o tutor]”, finalizou.
Leia também
REGISTRO: Borboleta rara é fotografada após pousar na perna de monitor ambiental
NATUREZA: Cachoeiras de São Vicente passam por inspeção e podem virar pontos turísticos
DENÚNCIA: Cavalo é encontrado sangrando após sofrer mutilação durante castração ilegal
Cadela correu atrás do carro que o abandonou em Santos (SP)
Arquivo pessoal
Vereador e prefeitura
Ao g1, o vereador Benedito Furtado (PSB) contou que recebeu a denúncia do caso e acionou a Ouvidoria de Santos solicitando as imagens de monitoramento da região.
“Entrei imediatamente em contato com o ouvidor público da prefeitura, pedindo que ele tomasse as providências para colher as imagens para poder abrir um processo contra a pessoa e ir atrás”, afirmou Furtado.
Em nota, a Prefeitura de Santos afirmou que é contra quaisquer atos de maus-tratos e abandono de animais. “Todas as imagens das câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) estão disponíveis para investigação de delitos pelas autoridades policiais”, complementou.
A prefeitura acrescentou que a Ouvidoria Municipal, a Coordenadoria de Defesa da Vida Anima (Codevida) e a Guarda Civil Municipal (GCM) não foram acionados para o caso que ocorreu no último sábado (12).
"Os munícipes que presenciarem qualquer ação que coloque em risco a integridade emocional ou física de um animal devem comunicar a Ouvidoria Municipal pelos telefones 162 ou (13) 3213-7348, de segunda a sexta, das 7h às 18h30. A ocorrência também pode ser realizada via internet ou no Paço Municipal (Praça Visconde de Mauá), das 10h às 16h", pontuou a prefeitura.
Ainda de acordo com a administração municipal, a população também pode acionar a GCM pelo telefone 153, que funciona durante 24h. “Os dados do informante permanecem sigilosos”, garantiu.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos